Geral
18/06/2013 09:14:58
Senar/MS leva cursos a comunidades indígenas de Aquidauana
Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.
Da Assessoria/LD
\n \n Com sede de\n conhecimento e com vontade de aproveitar a área produtiva da aldeia para\n produzir alimentos com quantidade e qualidade, 60 indígenas terena de\n Aquidauana participam de capacitação oferecida pelo Serviço de Aprendizagem\n Rural (Senar/MS), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e\n Emprego (Pronatec).
\n
\n Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados\n para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.\n As aldeias onde serão ministradas as capacitações são a Cruzeiro e a\n Buritizinho, abrigando aproximadamente 500 famílias da etnia terena.
\n
\n Durante a aula inaugural, realizada na semana passada, era perceptível o entusiasmo\n da comunidade. Nós estamos felizes e com disposição para aprender. Quero\n agradecer, em nome da comunidade, a iniciativa do Senar/MS. Nossa aldeia é\n atuante e vai aproveitar todas as informações, afirma o líder indígena da\n aldeia Cruzeiro, Ivanilson Machado Peixoto. O ex-cacique da aldeia, Alberto\n Oliveira Dias, acredita que o curso aumentará a renda dos indígenas.nbsp; Nós\n abastecemos duas feiras da cidade. Eu me vejo como produtor e quero melhorar\n minha produção, destacou Dias.
\n
\n Para o diretor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema\n Famasul Senar/MS), Clodoaldo Martins, a expectativa é a melhor possível. O\n conhecimento ultrapassa fronteiras e obstáculos. É por isso que nós queremos\n que a comunidade indígena tenha base sólida sobre a produção, aprimore seus\n conhecimentos e forma de comercialização, declara
\n Martins.
\n
\n Entre os seis instrutores que ministrarão as aulas nas nove semanas de\n capacitação está a educadora indígena Tainara Ferreira Terena. A inclusão de\n uma terena entre os instrutores é importante para fortalecimento cultural e conhecimento\n das principais demandas dos alunos.
\n
\n A coordenadora do Pronatec, da Secretaria de Assistência Social, Leide Alcora\n Argerin, ressaltou que os cursos oferecidos pelo Senar/MS atendem à demanda do\n município e são bem recebidos pela população.
\n
\n O curso de horticultura orgânica ocorre na aldeia Cruzeiro e tem duração de 160\n hora/aula. O objetivo da capacitação é realizar o tratamento do solo, produzir\n mudas de qualidade, ensinar à população terena técnicas de comercialização e\n até mesmo a visão de empreendedorismo no campo. As aulas teóricas serão\n realizadas junto às práticas para que ao fim do curso, previsto para 15 de\n agosto, os alimentos sejam colhidos.
\n
\n Para o instrutor do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, o curso mostrará que é possível\n produzir com qualidade, sem o uso de agrotóxicos. A horticultura orgânica nos\n leva a produzir como nossos antepassados, de forma mais saudável e com\n qualidade, ressalta o educador.
\n
\n nbsp; Além do curso de horticultura, outra capacitação ministrada na cidade é\n o de Produtor de Mandioca, na aldeia Buritizinho. O curso também tem 160 h/aula,\n vai ensinar aos indígenas técnicas adequadas de preparação de solo, controle de\n pragas, normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental, entre\n outros temas.\n \n \n \n \n
\n
\n Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados\n para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.\n As aldeias onde serão ministradas as capacitações são a Cruzeiro e a\n Buritizinho, abrigando aproximadamente 500 famílias da etnia terena.
\n
\n Durante a aula inaugural, realizada na semana passada, era perceptível o entusiasmo\n da comunidade. Nós estamos felizes e com disposição para aprender. Quero\n agradecer, em nome da comunidade, a iniciativa do Senar/MS. Nossa aldeia é\n atuante e vai aproveitar todas as informações, afirma o líder indígena da\n aldeia Cruzeiro, Ivanilson Machado Peixoto. O ex-cacique da aldeia, Alberto\n Oliveira Dias, acredita que o curso aumentará a renda dos indígenas.nbsp; Nós\n abastecemos duas feiras da cidade. Eu me vejo como produtor e quero melhorar\n minha produção, destacou Dias.
\n
\n Para o diretor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema\n Famasul Senar/MS), Clodoaldo Martins, a expectativa é a melhor possível. O\n conhecimento ultrapassa fronteiras e obstáculos. É por isso que nós queremos\n que a comunidade indígena tenha base sólida sobre a produção, aprimore seus\n conhecimentos e forma de comercialização, declara
\n Martins.
\n
\n Entre os seis instrutores que ministrarão as aulas nas nove semanas de\n capacitação está a educadora indígena Tainara Ferreira Terena. A inclusão de\n uma terena entre os instrutores é importante para fortalecimento cultural e conhecimento\n das principais demandas dos alunos.
\n
\n A coordenadora do Pronatec, da Secretaria de Assistência Social, Leide Alcora\n Argerin, ressaltou que os cursos oferecidos pelo Senar/MS atendem à demanda do\n município e são bem recebidos pela população.
\n
\n O curso de horticultura orgânica ocorre na aldeia Cruzeiro e tem duração de 160\n hora/aula. O objetivo da capacitação é realizar o tratamento do solo, produzir\n mudas de qualidade, ensinar à população terena técnicas de comercialização e\n até mesmo a visão de empreendedorismo no campo. As aulas teóricas serão\n realizadas junto às práticas para que ao fim do curso, previsto para 15 de\n agosto, os alimentos sejam colhidos.
\n
\n Para o instrutor do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, o curso mostrará que é possível\n produzir com qualidade, sem o uso de agrotóxicos. A horticultura orgânica nos\n leva a produzir como nossos antepassados, de forma mais saudável e com\n qualidade, ressalta o educador.
\n
\n nbsp; Além do curso de horticultura, outra capacitação ministrada na cidade é\n o de Produtor de Mandioca, na aldeia Buritizinho. O curso também tem 160 h/aula,\n vai ensinar aos indígenas técnicas adequadas de preparação de solo, controle de\n pragas, normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental, entre\n outros temas.\n \n \n \n \n