Geral
23/03/2013 12:01:53
Veja dicas para melhorar marketing em empresas
Pequenas empresas preferem investir em seus próprios sites, que constituem o seu mecanismo digital de marketing primário
FolhaPress/AB
\n \n O\n marketing digital cada vez mais é uma possibilidade real de empresas atraírem\n mais clientes e reforçarem suas receitas. No entanto, seu uso ainda é mais\n disseminado em grandes companhias.nbsp;Isso é o que mostra uma pesquisa feita\n nos Estados Unidos com 550 pequenas empresas. De acordo com o levantamento do\n BCG (Boston Consulting Group), elas investem apenas 3% de seu orçamento de\n publicidade com mídias on-line. O investimento fica concentrado em modalidades\n de marketing tradicionais, como panfletos, malas diretas e\n televendas.nbsp;Muitos proprietários de pequenas empresas, ainda de acordo com\n o estudo, não têm sequer consciência de que um perfil on-line poderia ser visto\n em muitos sites populares. Por exemplo, apenas 15% dos proprietários de\n pequenas empresas na pesquisa sabiam que tinham direito a um perfil grátis no\n Yelp, popular website norte-americano de buscas por serviços locais.nbsp;\n \n Pequenas\n empresas preferem investir em seus próprios sites, que constituem o seu\n mecanismo digital de marketing primário. Mas o que eles destinam para a\n publicidade on-line é quase insignificante. As pequenas empresas informaram\n gastos entre US$ 63 (R$ 125) e US$ 196 (R$ 390) por mês nas seguintes opções,\n em ordem de popularidade: Google, outros sites de busca, Yelp, Facebook,\n Yahoo!, YP.com (anteriormente yellowpages.com), Twitter, LinkedIn e\n Superpages.com.\n \n Veja abaixo 3 dicas do estudo para melhorar o marketing\n digital nas pequenas empresas. \n \n 1) Estratégias Variáveis -nbsp;As necessidades das\n pequenas empresas, os resultados que desejam conseguir e os seus níveis de sofisticação\n variam de acordo com a categoria e a indústria. Para uma categoria como\n restaurantes de refeições rápidas, por exemplo, pode ser mais útil a criação de\n perfis em aplicativos de geolocalização, como o Foursquare, e cupons de\n descontos.\n \n 2) Associação - Uma pequena empresa usa muito a\n propaganda boca a boca e referências para melhorar o alcance de sua marca. Por\n isso, associar um pequeno negócio a uma personalidade ou entidade bem avaliada\n na sociedade pode ser uma boa estratégia. Estratégias que utilizam o LinkedIn,\n Facebook e Twitter para ligar uma marca a uma personalidade ou entidade podem\n ser mais eficazes do que mensagens de call-center de telefone e venda direta\n porta a porta.\n \n 3) Mensure - As promoções e publicidade on-line\n têm que ter benefícios tangíveis, isto é, que podem ser medidos. Para isso, as\n pequenas empresas devem ter métricas confiáveis para o cálculo do retorno sobre\n seus investimentos em marketing digital. Por exemplo, saber o quanto uma oferta\n mudou o valor médio de compra de cada usuário ou quantos "check-ins"\n ou consultas foram gerados a partir de um determinado anúncio.\n \n \n \n \n