Midiamax/LD
A CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), divulgou nesta sexta-feira (18), que veterinários que atuaram no desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, irão ajudar no tratamento de animais resgatados de incêndios no Pantanal.
Segundo o conselho, os profissionais Cláudio Zago Júnior e Aldair Junior Woyames Pinto, atuaram na linha de frente do resgate de bichos que foram atingidos pela lama causada no rompimento da barragem.
O objetivo é ajudar na elaboração de planos de ações que tenham apoio da rede pública, privada e de moradores voluntários, além de somar no trabalho da PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e Ongs (Organização Não-Governamental).
“Queremos otimizar os esforços de todos os envolvidos. Portanto, se fizermos um planejamento de ações, o contingenciamento do fogo, a preservação do meio ambiente e o resgate da fauna pantaneira será exitosa”, avaliou.
Posso ajudar? O conselho lançou uma campanha para arrecadar medicamentos e insumos usados nos tratamentos de animais resgatados com vida e atingidos pelas queimadas.
Os medicamentos e insumos solicitados são: Cetoprofeno 10%; Meloxican 2%; Enrofloxacina 10%; Sulfa-trimetropi; Vetaglós 50 mg (Pomada); Zoletil 50mg; Zoletil 100mg; Atropina 1%; Epinefrina injetável (1mg/ml); Morfina (1mg/ml); Dirirona gotas; Cetamina 10%; Ivermectina 1%; atadura 10 cm; gaze; algodão; esparadrapo; Solução clorexidina 1%; seringas; agulhas; cateteres; Solução fisiológica 0,9%; e Glicopan gold 250ml.