CGN/PCS
Com a pista livre da fiscalização, a BR-163 no trecho do km 576, próximo ao município de Bandeirantes, distante 183 quilômetros de Coxim, tem sido palco de diversos acidentes desde que os radares da região foram retirados há pouco mais de um mês.
De acordo com Lucyanne Aparecida Scariot Batista, de 38 anos, o primeiro acidente aconteceu no dia 30 de junho, dias após a retirada do fiscalizador de velocidade.
À época, duas carretas acabaram colidindo em um trevo que dá acesso aos distritos da região. O segundo acidente aconteceu entre um carro e uma moto, também no mesmo local. O motociclista não se feriu gravemente.
O mais recente aconteceu na manhã deste domingo (21), quando o motorista de uma Fiat Toro aguardava para atravessar a rodovia, mas por ter se posicionado muito à frente, o condutor de uma carreta não conseguiu evitar a colisão, deixando a frente do veículo completamente destruída.
“O trevo fica em uma subida e as carretas passam embaladas depois que tiraram o radar. Eu moro aqui [no distrito de Congonha] há 38 anos. Sempre teve acidente nesse trecho, mas depois que colocaram o radar diminuiu. Agora que tiraram voltou a acontecer tudo de novo”, disse a moradora.
Para a empresária, a única maneira de evitar que os acidentes voltem a acontecer é a reinstalação dos radares novamente. “Aqui tem placa de sinalização, mas você sabe como é motorista, não respeita”, contou.
Procurada pela reportagem, a CCR MS Via, concessionária que administra a rodovia, afirmou que os radares retirados foram instalados pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) antes do início da operação da empresa na BR.
"Atualmente, a concessionária e a ANTT estão em tratativas para a reimplantação dos medidores de velocidade. Vale ressaltar que os dispositivos retirados não estavam adequados às normas atuais do Inmetro, o que também contribuiu para a sua remoção. A CCR MSVia reitera que os radares previstos originalmente no contrato de concessão estão em operação. Além disso, a Concessionária reforçou a sinalização, e tem utilizado painéis eletrônicos que indicam a redução de velocidade na área urbana", afirmou.
A empresa explicou, também, que continua com ações de apoio à fiscalização por parte da PRF (Polícia Rodoviária Federal) por meio das 477 câmeras de monitoramento instaladas ao longo de toda rodovia, além de campanhas de segurança viária sobre o tema.
Histórico
Considerada perigosa e conhecida como “rodovia da morte”, a BR-163 em Mato Grosso do Sul foi palco de 15 mortes no trânsito desde o dia 8 de junho.
Os acidentes foram registrados em Campo Grande, Dourados, Bandeirantes, Coxim, São Gabriel do Oeste, Itaquiraí, Rio Verde e Rio Brilhante. A maioria dos acidentes ocorreu devido a colisões entre veículos, mas também tiveram casos de atropelamentos. Todas as vítimas são homens, com idades entre 17 e 63 anos.