VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
27/10/2024 06:41:00
Alívio: Chuva chega à Serra do Amolar e controla incêndios na região
A região estava queimando há aproximadamente duas semanas

MMN/PCS

Chuva chega na região da Serra do Amolar

Queimando há aproximadamente duas semanas, as chuvas chegaram neste sábado (26) na região da Serra do Amolar, extinguindo os incêndios que atingiam a área.

Na última quinta-feira (24), as chamas atingiram a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), que estava passando por ações de recuperação após os incêndios de 2020 e havia recebido o plantio de mais de 25 mil mudas.

Em um post compartilhado nas redes sociais do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), a chuva foi comemorada por quem estava na região: “Chuva que traz alívio para todos nós.”

Em um segundo post, com imagens aéreas, o comentário foi: “Apesar da chuva, ainda temos muito trabalho pela frente! Rescaldo (resfriamento), monitoramento dos focos e monitoramento da fauna.”

Combate às chamas

As condições extremas tornaram o combate ao incêndio inviável para os brigadistas. Foram mobilizados 6 da Brigada Alto Pantanal e outros 38 do Prevfogo/Ibama, além de duas aeronaves usadas para a dispersão de água.

“Diante desta tragédia, não vamos nos abater. Nosso trabalho incansável de monitoramento e combate continuará com ainda mais força”, afirma o IHP.

Além da equipe de resgate do Gretap/MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal de MS), com profissionais do IHP, também estão no local profissionais do Ibama e da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Escola precisou ser evacuada

Na última quinta-feira (24), as chamas chegaram às proximidades da Escola Municipal Rural de Ensino Integral Polo São Lourenço, na região da Serra do Amolar.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a ocorrência mobilizou duas equipes, com um total de oito militares, para ações de combate e rescaldo. A escola teve que ser evacuada, mas ninguém se feriu.