H7/PCS
Uma baleia enorme foi registrada nadando com bastante dificuldade na costa da Espanha. O animal recebeu atenção especial por ter um caso grave de escoliose, o que causou uma deformação na espinha.
No último sábado (4), a presença da baleia-comum (Balaenoptera physalus) foi informada para os veterinários e biólogos do Oceanário de Valência, que acreditaram que o animal poderia estar preso em uma rede de pesca.
Apesar disso, quando chegaram ao local onde a baleia estava perceberam que se tratava de uma deformação na espinha, diagnosticada como caso grave de escoliose de origem não conhecida.
O animal de 16 metros estava nadando em águas rasas com bastante dificuldade por causa da anormalidade da espinha, que impede a baleia de nadar de forma normal.
A equipe do oceanário desejava implantar um dispositivo de rastreamento no animal, mas, segundo os biólogos, não foi possível realizar o procedimento por causa das águas rasas somadas à anatomia irregular da baleia, que se afastou da costa e partiu para o oceano.