CE/LD
Provocado possivelmente por falta de manutenção na rede de energia elétrica, um incêndio florestal que teve início na manhã deste sábado (17) destruiu pelo menos 700 hectares de pastagens e matou animais, no município de Alcinópolis, região norte de Mato Grosso do Sul.
O combate ao fogo começou ainda no sábado, mas somente na tarde de domingo (18) é que foi controlado. A temperatura na região passava dos 40 graus e a umidade do ar estava em nível de emergência.
Em Chapadão do Sul, na mesma região do Estado, a umidade estava em apenas 9%. Na cidade de Costa Rica, a umidade neste domingo chegou a 10%. Em Pedro Gomes, município vizinho a Alcinópolis, os termômetros marcaram 41,2 graus, com sensação térmica de 46,6 graus.
A região norte de Mato Grosso do Sul não registra chuva significativa desde abril. A vegetação está muito seca e a umidade relativa do ar muito baixa.
No combate ao fogo, equipes da prefeitura e proprietários rurais de Alcinópolis utilizaram pá carregadeira, caminhão-pipa, caminhonetes e abafadores.
O fogo começou na fazenda Novo Destino, após o rompimento de um cabo da rede de energia. Ele se alastrou rapidamente e atingiu outras três fazendas.
A maior parte dos animais conseguiu escapar, mas parte deles acabou morrendo em meio às chamas.
Conforme as informações iniciais, a rede de energia atravessa uma área de mata alta e galhos destas árvores teriam provocado o rompimento da fiação e o começo do fogo.