CGN/LD
Ainda em pequena quantidade, a chuva chegou em várias cidades de Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Os municípios que tiveram maior precipitação foram Dourados 54 mm (milímetros) e Ponta Porã com 40,2 mm. Em Campo Grande, a média foi de 4,8mm e ainda deve chover mais durante o dia, de forma isolada, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Também houve chuva em Sete Quedas (6,9 mm), Iguatemi (40,6 mm), Rio Brilhante (11,4 mm), Três Lagoas (1,4 mm), Bonito (30,2 mm), Corumbá (9 mm), Ribas do Rio Pardo (5 mm). A precipitação trouxe alívio e teve cidade, como Sete Quedas, por exemplo, que registrou índice de umidade relativa do ar de 100% e Ponta Porã, de 96%. O recomendado é de umidade acima de 60%.
No fim de semana, teve até chuva escura em Eldorado, a 442 km da Capital, região sul do Estado. Moradores chegaram a registrar em vídeo o fenômeno que surgiu devido à fumaça das queimadas que têm assolado o Pantanal e o Cerrado.
O Estado está sob alerta amarelo, ou seja perigo potencial, para tempestade com chuva de até 50 mm, ventos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
As cidades que estão sob alerta são: Campo Grande, Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.