VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
27/09/2023 09:55:00
Depois de onda de calor, Inmet coloca 34 cidades em alerta de vendaval
Há risco de rajadas de vento variando entre 40 e 60 km/h com risco de queda de galhos de árvores

CGN/LD

Após onda de calor com temperatura de 42,9°C em Porto Murtinho nesta semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e outras 33 cidades do Estado em alerta de vendaval com rajadas de vento variando entre 40 e 60 km/h com risco de queda de galhos de árvores. O aviso começa a valer à tarde e vai até as 9h de amanhã.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o bloqueio atmosférico vai ser quebrado devido ao avanço de uma frente fria oceânica, que irá favorecer a queda das temperaturas no Estado.

As temperaturas mínimas oscilam entre 13-16°C, principalmente no sul do Estado. Em relação a previsão de chuvas, não se descartam chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. São previstas temperaturas mínimas entre 13-18°C e máximas de até 33°C nas regiões sul (Dourados) e leste (Anaurilândia).

Para as regiões pantaneira (Corumbá, Aquidauana) e sudoeste (Porto Murtinho), são esperadas temperaturas mínimas entre 17-21°C e máximas de até 32°C. Nas regiões norte (Coxim) e bolsão (Três Lagoas e Paranaíba), seguem previstos altos valores de temperatura, com máximas de até 40°C. Em Campo Grande, as máximas devem ficar na casa dos 32°C.

Além da Capital, as cidades que estão sob alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.