VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
02/12/2024 12:00:00
Dezembro será de chuvas volumosas e tempo abafado, mas sem calor extremo

CGN/LD

O mês de dezembro será de chuvas volumosas e tempo abafado, mas sem calor extremo. O deslocamento de duas frentes frias, combinado com circulações de vento em diferentes níveis da atmosfera, vai gerar corredores de umidade - combustível para a formação das nuvens de precipitação. O verão começa no próximo dia 21.

Conforme o Climatempo, a condição de ar úmido e quente vai continuar predominando, como já ocorreu em novembro. Independentemente da passagem das frentes frias, a combinação de calor, muita umidade no ar e relevo local vai garantir a ocorrência de pancadas de chuva em quase todas as tardes, que poderão ser de moderada a forte intensidade.

As áreas de instabilidade ficam mais abrangentes durante a passagem de duas frentes frias. Em dezembro do ano passado choveu abaixo do normal na maioria das cidades e o calor foi excessivo. Para dezembro de 2024, espera-se mais chuva e temperaturas próximas da normalidade, sem calor extremo.

De acordo com a meteorologia, o volume de chuva deve ficar pouco acima da média normal para o mês em praticamente todas as áreas do Centro-Oeste com verão menos quente. Precipitações acima da média são esperadas principalmente no leste (Anaurilândia) do Mato Grosso do Sul.

"O calor não deverá ser destaque na região. Apesar disso, eventuais ondas de calor podem afetar o centro-sul do Estado ao longo do verão", informou o Climatempo.