VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
14/07/2024 17:35:00
Falta d'água leva Prefeitura a declarar emergência na Comunidade dos Bispos
Comunidade dos Bispos, no norte do Pantanal do Estado, enfrenta falta de água devido ao aumento nas ligações ao sistema existente

MMN/PCS

Foto: Arquivo/EMS

A Prefeitura de Sonora – a 120 km de Coxim – declarou situação de emergência na Comunidade dos Bispos, na região do Pantanal do município. A medida é fruto da falta de água para atender aos moradores da localidade, reconhecida como comunidade quilombola.

Conforme o decreto 1.504, de 11 de julho deste ano, o prefeito Enelto Ramos da Silva (União Brasil) considerou comunicação interna que informou a alta de abastecimento regular de água potável na Comunidade dos Bispos. A instabilidade no sistema hídrico surgiu com as novas ligações de água à rede de abastecimento, “tornando-o incapaz de atender às necessidades básicas dos moradores”.

Comunidade dos Bispos pode receber ações imediatas

O dispositivo ainda aponta a necessidade de melhorias no sistema de captação de água e ligação de todos os sistemas. Assim, será possível garantir “um fluxo contínuo e eficiente de água para toda a comunidade”. Além disso, o decreto salienta que “o acesso universal a água ser um direito fundamental”.

Dessa forma, com o decreto, está autorizada a abertura de procedimentos emergenciais para a solução do problema na Comunidade dos Bispos. “Fica determinada a adoção de medidas imediatas para a melhoria do sistema de captação de água e a intercomunicação de todos os sistemas de abastecimento para garantir um fluxo contínuo e eficiente de água para a comunidade”, destacou o decreto.

O termo teve publicação nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da Assomasul. A Comunidade dos Bispos fica na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, próxima ao Rio Correntes, em uma região com pousadas e sítios a cerca de 40 km da sede de Sonora. Conforme levantamento do MPF (Ministério Público Federal), contaria com 12 famílias, aproximadamente.