TMN/PCS
Fevereiro começa hoje com previsão de calor e redução das chuvas nesta primeira semana em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o céu deve ficar parcialmente nublado com aumento de nuvens ao longo do dia podendo ocorrer pancadas de chuva.
A umidade relativa do ar pode variar entre 100% e 60%, e a intensidade do vento será fraca a moderada com rajadas. As temperaturas continuam em elevação e Mato Grosso do Sul pode registrar mínima de 21°C e máxima de 36°C nesta segunda. O calor mais intenso pode se concentrar na região do bolsão.
Tendência de chuva para a quinzena
O Cemtec indica que a primeira quinzena de fevereiro terá ligeira redução no acumulado de chuvas. No entanto, o acumulado geral esperado para o Estado é de 80 milímetros, com a maior concentração na região sul, onde pode chover até 100 milímetros no período.
Na segunda semana de fevereiro as áreas de instabilidades diminuem, e são esperadas mais horas de sol do que de chuva. Neste período o acumulado de chuva esperado é de 40 milímetros para as regiões sul, central e leste. Nas demais áreas espera-se cerca de 20 milímetros.
O mês será marcado pelas águas do oceano Pacífico mais frias, ou seja, com atuação do La Niña. "Porém, com as águas do oceano Atlântico Sul mais quente que o normal, os efeitos sentidos em Mato Grosso do Sul não deverão ser de um La Niña clássica, com chuvas abaixo da média. De forma geral, é esperado chuva e temperatura acima da média em grande parte do Estado", diz trecho da previsão mensal assinada pela coordenadora, Franciane Rodrigues.
O esperado de chuva para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros com os maiores acumulados se concentrando na região do bolsão. Historicamente esse acumulado varia entre 150 a 200 milímetros e se concentra nos setores norte e nordeste.
Já as temperaturas que normalmente ficam entre 22°C a 33°C, com a região pantaneira sendo a mais quente, tendem se encontrar acima da média em praticamente todo o Estado.