VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
19/04/2025 06:48:00
Fim de semana começa com tempestade e alerta para 65 cidades de MS
Previsão é de chuvas intensas que podem chegar a 100 milímetros neste sábado (19)

MMN/PCS

Em Coxim, a alerta de tempestade ao longo do dia (Foto: PC de Souza)

A semana termina com tempestade em quase todo o Mato Grosso do Sul. Neste sábado (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém alerta de perigo de chuvas intensas em 65 cidades do Estado.

O aviso laranja indica que há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou até 100 mm/dia. Ainda segundo o alerta, os ventos podem ser intensos, entre 60 e 100 km/h (quilômetros por hora) e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em Campo Grande, onde foram registrados 47 milímetros de chuva na sexta-feira (18), o sábado amanheceu chuvoso. Durante a madrugada, o volume de água foi intenso em diferentes regiões da cidade e a previsão indica mais chuvas ao longo do dia. A temperatura fica mais amena com mínima de 20°C e máxima de 25°C.

Na cidade de Guia Lopes da Laguna, onde a chuva deixou rastros de destruição no feriado, o alerta de tempestade permanece neste sábado. Os termômetros registram mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Em Ponta Porã e em Dourados, cidades localizadas no sul do Estado, a previsão indica pancadas de chuvas e trovoadas isoladas ao longo do dia. A mínima prevista é de 19°C e a máxima de 24°C.

No oeste do Estado, na região de Corumbá, também há previsão de chuvas intensas com trovoadas. A temperatura varia com mínima de 22°C e máxima de até 34°C.

Em Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, também há alerta de tempestade ao longo do dia. Na cidade, os termômetros podem registrar mínima de 22°C e máxima de 29°C. Na região leste, em Três Lagoas, as chuvas podem ser intensas neste sábado. Já a temperatura varia entre 20°C e 30°C.

O alerta de tempestade neste sábado é válido para 65 cidades do Estado. Confira aqui.

Proteja-se!

Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.

Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrico deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199, ou para equipe do Corpo de Bombeiros no 193.