VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
06/03/2025 17:28:00
Fim de semana terá onda de calor e alerta para tempestades em MS
Na maior parte do estado, tempestades devem chegar a partir de domingo (9)

CE/LD

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sudoestede Mato Grosso do Sul terá uma onda de calor nos próximos dias. Em contrapartida, centro-norte e leste do estado estão em alerta amarelo para possíveis tempestades. Confira abaixo as cidades afetadas:

Municípios que enfrentarão a onda de calor

Amambai

Anaurilândia

Angélica

Bataguassu

Batayporã

Brasilândia

Coronel Sapucaia

Eldorado

Glória de Dourados

Iguatemi

Itaquiraí

Ivinhema

Japorã

Jateí

Juti

Mundo Novo

Naviraí

Nova Andradina

Novo Horizonte do Sul

Paranhos

Ribas do Rio Pardo

Santa Rita do Pardo

Sete Quedas

Tacuru

Taquarussu

Três Lagoas

Municípios que estão em alerta para tempestades

Alcinópolis

Anastácio

Antônio João

Aquidauana

Bandeirantes

Bela Vista

Bodoquena

Bonito

Camapuã

Campo Grande

Caracol

Corguinho

Corumbá

Coxim

Dois Irmãos do Buriti

Dourados

Figueirão

Guia Lopes da Laguna

Jaraguari

Jardim

Ladário

Maracaju

Miranda

Nioaque

Nova Alvorada do Sul

Pedro Gomes

Ponta Porã

Porto Murtinho

Ribas do Rio Pardo

Rio Brilhante

Rio Negro

Rio Verde de Mato Grosso

Rochedo

São Gabriel do Oeste

Sidrolândia

Sonora

Terenos

Previsão do tempo

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), o tempo ficafirme e o grande destaque destes dias é a elevação das temperaturas, que ficam acima da média histórica e com valores que podem atingir 39°C. Além disso, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%.

Toda essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um amplo sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo mais quente e seco no estado.

Essa condição meteorológica traz impactos à população sul-mato-grossense, por isso, recomenda-se que a população hidrate-se com frequência, evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia, ventilar os ambientes, comer alimentos mais saudáveis dentre outras medidas. Devido ao aquecimento diurno, não se descartam pancadas de chuvas isoladas típicas de verão.

Os ventos atuam do quadrante leste (leste/nordeste) com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Já no domingo (9), aprevisão indica tempo com sol e variação de nebulosidade. Ainda esperam-se altas temperaturas, com valores entre 36° e 39°C e baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%, principalmente nas regiões sudeste, leste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, a aproximação de uma frente fria, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica irão favorecer aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas na metade oeste de MS, além das regiões sudoeste e sul. O deslocamento de cavados e o aquecimento diurno também favorecem a formação de instabilidades e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Os ventos atuam do quadrante oeste(leste/nordeste) com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.