TMN/PCS
A primeira semana de primavera já deve trazer novidades no clima de Mato Grosso do Sul, pois o avanço de uma frente fria poderá provocar mudança na temperatura e o retorno das chuvas em grande escala, podendo até mesmo ocorrer tempestades em algumas regiões.
A informação é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), onde o sistema meteorológico aponta que a aproximação de uma frente fria, aliado a disponibilidade de calor e umidade, com passagem de cavado, provocarão essa possibilidade de aumento de nebulosidade, consequentemente a chegada de chuvas e tempestades.
Essa mudança está prevista para quinta-feira (26) e também a sexta-feira (27). Nesses dias, as temperaturas terão uma leve diminuição por conta do avanço dessa frente fria, semelhante ao que ocorreu nos últimos dias.
Segundo o Cemtec, na quinta, antecedendo a chegada da frente fria, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e, provavelmente, irão favorecer o transporte de fumaça da região amazônica brasileira e boliviana, piorando a qualidade do ar no estado.
Na sexta-feira deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas são previstas mínimas de 19°C e máximas entre 32°C para as regiões sul e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas de 21°C e máximas de 35°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte são esperadas mínimas de 25°C e máximas de 39°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23°C e máximas entre 33°C.