VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
23/07/2024 13:32:00
Frente fria irá derrubar temperaturas na próxima semana em MS
Frio deve atingir apenas a região sul e não chegará na região central e norte do Estado

CE/LD

Após dias de calor, sol, tempo seco e céu azul, o frio deve retornar na próxima semana em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC-MS).

Frente fria, de baixa intensidade, deve derrubar levemente as temperaturas em algumas regiões do Estado, sobretudo a sul, que abrange os municípios de Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Amambai e Mundo Novo.

O frio não deve chegar na região central e norte do Estado. Ou seja, permanecerá calor em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Sonora, Chapadão do Sul e em outros municípios.

Na região Sul, o calor deve persistir até domingo (28). Na segunda-feira (29), o tempo começa a mudar e temperaturas cairão levemente, com céu nublado e tempo instável. Na quarta-feira (31), o tempo já volta a esquentar.

Na quinta-feira (1º), o calor retorno com tudo. Mas, no domingo (4), uma nova frente fria, de maior intensidade, promete derrubar os termômetros para 5ºC, principalmente no Sul do Estado.

Há possibilidade de chuva de 20 milímetros entre os dias 22 e 30 de julho, na região sul de MS.

INVERNO

O inverno começou às 16h51min de 20 de junho e terminará às 8h44min de 22 de setembro de 2024.

É caracterizada por clima gelado, tempo frio/fresco, temperaturas baixas e em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva e ocorrência de geadas/nevoeiros.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, apesar de ser caracterizada pelo frio, haverá muito mais dias quentes do que frios, nesta estação de inverno, em Mato Grosso do Sul.

Isto significa que haverá dias seguidos de sol, céu limpo, calor e temperaturas mais altas que o normal no Estado. Portanto, este inverno será mais quente e mais seco em comparação ao dos últimos anos.

Mas, como típico da estação, também haverá alguns dias frios e avanço de frentes frias, com temperaturas próximas aos 5ºC e 10ºC. Mas, de fato, as massas de ar frias serão de baixa intensidade, ou seja, haverá pouco frio.

Haverá pouca chuva neste inverno em Mato Grosso do Sul. Chuvas tendem a ficar abaixo do esperado, principalmente entre julho e agosto, no Estado. O índice pluviométrico será irregular, fraco e mal distribuído em Mato Grosso do Sul.