VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
10/10/2025 16:10:00
Incêndio no Parque Nacional Nascentes do Taquari continua ativo em áreas onde choveu pouco

CGN/PCS

Área devastada pelo fogo no Parque das Nascentes do Rio Taquari (Imagens: PL Drone)

Nesta sexta-feira (10), o incêndio florestal que atinge o PENT (Parque Estadual das Nascentes do Taquari), em Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul, continua ativo nas áreas onde a chuva foi escassa, especialmente na região da Fazenda Terra Santa.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, equipes de brigadistas seguem realizando o trabalho de rescaldo porque há muitas árvores em combustão. O cuidado é necessário para evitar que o fogo volte a se espalhar. A chuva na região foi registrada no começo da semana.

Incêndio no Parque do Taquari já destruiu 9 mil hectares e avança para nova área O incêndio teve início no dia 19 de setembro, após a queda de um raio, e ganhou força com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar. Até a última terça-feira (7), as chamas já haviam destruído 16,2 mil hectares, mais da metade da área total do parque, que possui cerca de 30 mil hectares.

Na segunda-feira (6), a Prefeitura de Alcinópolis decretou situação de emergência por 90 dias devido à gravidade dos incêndios florestais. O prefeito Weliton Guimarães também solicitou apoio do Exército Brasileiro para reforçar as ações de combate. O parque está com as visitações suspensas por tempo indeterminado.