CGN/PCS
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou, na manhã desta quarta-feira (24), 14 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de perigo potencial para chuvas intensas. O aviso é válido até às 10h de quinta-feira (25) e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.
Conforme o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As cidades sob alerta são: Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Apesar do alerta, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta elevação das temperaturas em MS (Mato Grosso do Sul), com máximas que podem variar de 30°C a 34°C em algumas regiões. A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%, principalmente à tarde. O tempo firme deve predominar na maioria das cidades, mas pancadas de chuva isoladas não estão descartadas, principalmente no extremo-norte (Coxim, Camapuã). Em Campo Grande, as temperaturas máximas variam entre 26°C e 30°C.
No início da semana, justamente no primeiro dia da primavera, Mato Grosso do Sul foi atingido por um temporal com ventos de intensidade incomum e volumes expressivos de chuva em várias regiões. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Caarapó foi registrada a rajada mais forte do dia, que chegou a 115,6 km/h.
