VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
16/10/2024 08:26:00
Inmet coloca MS em alerta para tempestade com granizo

CE/LD

Apesar do calor e tempo abafado que têm incomodado os sul-mato-grossenses, a chuva pode chegar em Mato Grosso do Sul para aliviar o calor que não dá trégua há alguns dias. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em algumas cidades pode haver queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Este é o caso dos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas, onde aparece o alerta de cor laranja e começam a valer a partir de hoje (16).

Nestes locais está previsto chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60-100 km/h. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), explica que essas tempestades podem acontecer devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao transporte de calor e umidade e deslocamento de cavados.

Há também outros dois alertas amarelos em regiões de MS que devem abranger as cidades de:

Amambai,

Anastácio,

Anaurilândia,

Angélica,

Antônio João,

Aral Moreira,

Bataguassu,

Batayporã,

Bela Vista,

Bodoquena,

Bonito,

Caarapó,

Campo Grande,

Caracol,

Coronel Sapucaia,

Corumbá,

Deodápolis,

Dois Irmãos do Buriti,

Douradina,

Dourados,

Eldorado,

Fátima do Sul,

Glória de Dourados,

Guia Lopes da Laguna,

Iguatemi,

Itaporã,

Itaquiraí,

Ivinhema,

Japorã,

Jardim,

Jateí,

Juti,

Laguna Carapã,

Maracaju,

Miranda,

Mundo Novo,

Naviraí,

Nioaque,

Nova Alvorada do Sul,

Nova Andradina,

Novo Horizonte do Sul,

Paranhos,

Ponta Porã,

Porto Murtinho,

Ribas do Rio Pardo,

Rio Brilhante,

Santa Rita do Pardo,

Sete Quedas,

Sidrolândia,

Tacuru,

Taquarussu,

Vicentina.

Em ambos os casos, o Inmet recomenda aos moradores que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e evitem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de publicidade. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.