Correio do Estado/AB
Com águas baixas na região do alto Pantanal, em Cáceres-MT, a Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar), com sede em Corumbá, inicia na próxima semana o serviço de limpeza e manutenção do canal navegável do principal rio da bacia pantaneira. O trabalho rotineiro deverá se estender também para o tramo sul (Corumbá-Porto Murtinho).
Em uma extensão de 120 km, as intervenções ocorrerão em pontos críticos que concentram bancos de areia e dificultam a navegação. A equipe de manutenção, formada por 40 pessoas, e maquinário se deslocaram nesta segunda-feira (27) de Corumbá, com previsão de término do serviço somente em dezembro.
A empresa executará o monitoramento ambiental e o levantamento batimétrico de conferência de rotas de navegação, atendendo às condicionantes da licença ambiental de operação do Ibama. Os serviços serão desenvolvidos por três empresas contratadas via licitação, com início previsto na próxima segunda-feira (3), a partir de Cáceres e descendo o rio (sentido sul).
O Rio Paraguai tem uma extensão de 670 km entre Cáceres e Corumbá e o serviço de limpeza do canal, em pequenos trechos, é realizado anualmente, visando a melhoria das condições de tráfego das embarcações e a segurança dos usuários.
Desde 2009, a Ahipar deixou de executar o serviço de manutenção da sinalização náutica (de margem, faroletes e bóias) no tramo norte, responsabilidade esta assumida pelo 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário.