VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
09/07/2025 06:51:00
Nível do rio Paraguai melhora, mas segue abaixo dos patamares de 2023
Em 19 de outubro do ano passado, o rio atingiu, em Ladário, o nível mais baixo da série histórica

CGN/PCS

O rio Paraguai tem apresentado sinais de recuperação ao longo de 2025, após enfrentar, no ano passado, a pior seca já registrada desde o início do monitoramento hidrológico. Apesar da melhora expressiva em relação a 2024, os dados apontam que os níveis de água ainda permanecem abaixo das cotas observadas em 2023.

As informações são das estações hidrometeorológicas de Ladário e Porto Murtinho, que monitoram o comportamento do rio no Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados referentes ao dia 30 de junho, o nível do rio em Ladário alcançou 3,21 metros, uma elevação de 2,23 metros em relação ao mesmo período de 2024, quando a cota era de apenas 98 centímetros. Ainda assim, o valor continua 87 centímetros abaixo da marca registrada em junho de 2023, que foi de 4,08 metros.

Em Porto Murtinho, a situação é semelhante. A régua marcou 4,31 metros no fim de junho deste ano, o que representa um aumento de 2,42 metros em comparação com os 1,89 metro registrados em 2024. No entanto, o nível ainda está 20 centímetros abaixo do registrado dois anos antes, que era de 4,51 metros.

A crise hídrica enfrentada em 2024 ainda serve de alerta para especialistas. Em 19 de outubro do ano passado, o rio atingiu, em Ladário, o nível mais baixo da série histórica, com -71 centímetros. Já em Porto Murtinho, a mínima foi de 52 centímetros, em 23 de outubro.

Apesar da recuperação parcial em 2025, os órgãos de monitoramento reforçam que o momento exige cautela. “Os números de 2025 trazem alívio diante do cenário dramático vivido no ano anterior, mas é importante lembrar que ainda estamos em um quadro de atenção. A recuperação é parcial e precisamos manter o monitoramento contínuo e investir em estratégias de adaptação frente às mudanças climáticas que afetam diretamente nossos rios”, destaca Leandro Neri Bortoluzzi, integrante da Sala de Situação dos Rios do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Neste período seco do ano, a tendência para os próximos dias é de estabilização dos níveis, com possível redução gradual até o retorno das chuvas. A melhora observada nos primeiros meses de 2025 é considerada uma boa notícia, mas reforça a necessidade de ações permanentes de gestão hídrica e de enfrentamento aos impactos das mudanças no clima que têm afetado de forma crescente os regimes dos rios da região.