VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
11/07/2024 06:00:00
Onça-preta passeando em cidade da região norte do Estado é 'registro raro'
Especialista na espécie fala sobre condição genética que deixa a onça-pintada com a pelagem mais escura

CGN/PCS

Foto: Reprodução/EMS

Onça-pintada da pelagem preta foi flagrada durante passeio em Sonora, a 110 km de Coxim. O vídeo foi feito nesta semana por trabalhadores da Suzano em uma propriedade parceira da empresa.

Na gravação, os funcionários mostram o animal que é popularmente conhecido como ‘onça-preta’ sendo seguido por outra onça-pintada até o mato. A cena, segundo o médico-veterinário Diego Viana, é algo incomum.

“São duas onças pintadas. Uma é a melânica que é uma onça pintada da mesma espécie que a outra, a ‘normal’, que a gente conhece. A gente não tem registro delas no Pantanal. [...] É um registro raro”, afirma.

Especialista em onça-pintada, Diego explica que a pelagem escura é uma condição genética hereditária que pode se apresentar ou não nos filhotes. “Uma mãe preta pode ter filhotes pintados, como as outras onças pintadas, mas também pode ter filhotes pretos. Mas, é uma condição hereditária rara que várias outras espécies também apresentam o leopardo, tigre”, comenta.

Em relação a coloração, ele fala que se trata de uma produção anormal, ou seja, maior do que o comum de melanina. “Elas produzem mais melanina do que o habitual para a espécie. Não quer dizer que ele seja totalmente preta, dependendo da intensidade, às vezes, dá pra ver também as pintas embaixo dessa pelagem mais preta. Mas, também existem animais que são completamente pretos”, destaca.