TM/PCS
Com a proximidade do feriado de Finados, dia 2 de novembro, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul vão intensificar as fiscalizações nos rios de Mato Grosso do Sul. A “Operação Ictiofauna” começa nesta quinta-feira (29), às 12h, com encerramento no dia 5 de novembro, às 9h, entrando no período em que a pesca já estará fechada.
Serão 290 policiais e 20 fiscais do Imasul. Durante a operação, haverá atenção especial o tráfico de animais silvestres. Este período, de agosto a dezembro, é preocupante para a PMA, pois aumenta o tráfico de papagaios, que estão em época de reprodução.
A PMA dá uma atenção especial às propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi principal dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.
Ninhos estão sendo monitorados na região principal do problema, situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Taquarussu e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.
Outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, tais como: poluição, desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.