MMN/PCS
O tempo no primeiro fim de semana do ano (4) será típico de verão, quando a previsão indica sol com aumento da nebulosidade e possibilidade para chuvas fracas a moderada, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
Em alguns pontos do Estado a chuva pode ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas.
A instabilidade atmosférica no estado é causado pelo deslocamento de cavados aliado a aproximação e avanço de uma frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
Em relação às temperaturas, segundo o Cemtec, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 26-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.
Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 27-31°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-33°C.
Em Coxim, o primeiro sábado do ano começou com clima ameno e temperatura mínima de 22°C, a máxima prevista para hoje não passa dos 29°C, há previsão de 100% de chuva para hoje a partir das 9hs, segundo os especialistas.
Em Campo Grande, mínimas entre 21-23°C e máximas entre 26-28°C. Os ventos atuam do quadrante oeste (noroeste/oeste/sudoeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Cavado e baixa pressão
Conforme o Climatempo, os cavados podem ocorrer em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo, e em qualquer época do ano. Podemos ter cavados apenas em superfície ou cavados sobrepostos desde a superfície até níveis mais elevados da atmosfera.
Em algumas situações pode ocorrer a passagem de vários pequenos cavados em poucos dias. É o que os meteorologistas chamam de “ondas curtas” ou “cavados de onda curta”. Dependendo das condições de temperatura e umidade numa região, a passagem de um cavado pode causar muita instabilidade, com chuvas fortes.
Toda frente fria tem um cavado, mas nem todo cavado é uma frente fria.