VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
03/04/2016 07:00:00
Rios Miranda e Taquari provocam "pequena" cheia no Pantanal

Correio do Estado/AB

Foto: Divulgação

Com as intensas chuvas da última semana, alguns rios na região do Pantanal sul-mato-grossense voltaram a subir, e em alguns locais a situação já é considerada de alerta. Os rios Miranda e Taquari são os mais preocupantes. O nível nesses rios chegou a 5,54 metros acima do normal, de acordo com a última medição do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Em janeiro deste ano, o Rio Miranda atingiu seu 7º maior volume da série de 50 anos, e o período de cheia da bacia continua, conforme explicou Lincon Curado, coordenador da Sala de Situação do Imasul. Isso porque, no dia 9 de março, o Miranda registrou mais um recorde: foram 7,61 metros.

O valor representa 600 mil litros de água por segundo, que é 14 vezes maior que a média de 55 mil litros por segundo. “A partir dos 5,8 metros, o Miranda entra em estado de alagamento”, disse. Uma das últimas medições do rio, realizada na semana passada, apontou 6,8 metros. Conforme prevê a Agência Nacional de Águas (Ana), a estiagem, que ocorre de julho a novembro, deve representar queda na vazão para 21 mil litros por segundo.