CGN/PCS
O cenário cinzento, resquício das queimadas, pode mudar nos próximos dias. A meteorologia indica para a possibilidade de chuva no fim de semana em Mato Grosso do Sul.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), aponta para o avanço de uma frente fria aliado ao transporte de calor juntamente com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. Estes sistemas devem favorecer para o aumento de nebulosidade e probabilidade de chuvas nas regiões sul, sudeste, central, sudoeste e oeste do Estado.
Para Campo Grande a chance de chuva é de 15%. O último registro de chuva na Capital é de 25 de agosto, quando o volume chegou a 6,2 milímetros. Mas em Ponta Porã, sul do Estado, a chance de chuva sobe para 50%, conforme o Climatempo. Para Corumbá as chances de chuva são neste momento de 9% para o fim de semana.
Já as temperaturas têm leva queda no mesmo período. Ponta Porã deve ter mínima de 14ºC. Campo Grande deve ter mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. A máxima para Corumbá deve ser de 31ºC no sábado.
E hoje? – Enquanto isso, o tempo permanece quente e seco em todo o Estado. Um bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens, favorecendo para as altas temperaturas e baixíssima umidade relativa do ar, condição que deve permanecer até quinta-feira.
Embaixo de cinzas e fumaça, terça-feira em Coxim registrou mínima de 20°C no início da manhã. No decorrer do dia os termômetros disparam novamente chegando a marca dos 40°C, com sensação térmica de 45°C.
Campo Grande tem novamente céu cinzento e registra 26ºC nesta manhã. A temperatura deve chegar hoje e amanhã aos 38ºC. Para quinta-feira a máxima é de 37ºC. Na sexta, a máxima pode repetir os 38ºC.
A região pantaneira deve registrar máximas de 41ºC em Porto Murtinho, 40ºC, em Corumbá, Aquidauana, e 39ºC em Miranda. No sul do Estado as máximas são de 36ºC em Ponta Porã e 38ºC em Dourados.
Outras máximas para esta terça-feira são de 38ºC em Três Lagoas, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Maracaju e Bonito, e 37ºC em Costa Rica e São Gabriel do Oeste.
Todos os municípios permanecem em alerta para a onda de calor até quinta-feira, quando a temperatura fica até 5ºC acima da média para à época.