Folha/PCS
Gatos são seres intrigantes. A coluna pediu ajuda à médica veterinária Daniela Ramos, do Psicovet, centro de comportamento e bem-estar canino e felino, para interpretar os cinco hábitos clássicos do universo felino.
*
PRESENTES
O passarinho que ele deixou sobre sua cama não é um presente. Se fosse, diz Daniela, ele o entregaria a você, traria para casa na sua presença. Caçadores por natureza, gatos precisam de um local seguro para fazer a refeição.
SALIVA DO PRAZER
Alguns gatos, quando recebem carinho, deixam a saliva escorrer pelo canto da boca. Segundo Daniela, é uma demonstração de relaxamento e não deve preocupar os donos.
COMIDA ENTERRADA
A maioria enterra alimentos quando há oferta em excesso, quase como uma forma de estoque para preservação da espécie.
SACOLAS PLÁSTICAS
Há ao menos três razões para adorarem entrar em sacola e/ou mastigá-la: o cheiro do que estava nela antes (em geral, veio do supermercado), os materiais usados na sua fabricação (há gordura de origem animal) e a sensação de proteção que o esconderijo confere.
CARA DE NOJO
Eventualmente, eles fazem uma carinha de nojo, contraindo os lábios e deixando a boca entreaberta. A mímica expressa curiosidade, não aversão: o gato está sugando o ar pela boca para ativar o órgão vômeronasal, um conjunto de receptores capazes de detectar os feromônios emitidos por outros animais.
São ou não são intrigantes?