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Mundo
19/01/2012 08:20:29
Costa Cruzeiros pagará passagem e danos a passageiros de navio
O presidente e executivo-chefe da Costa Cruzeiros, Pier Luigi Foschi, enviou uma carta a todos os passageiros para defender a atuação da companhia e de sua tripulação.

Estadão/PCS

A Costa Cruzeiros, proprietária do Costa \n Concordia, o navio que naufragou na última sexta-feira em frente à ilha \n italiana de Giglio, anunciou nesta quinta-feira,nbsp;19,nbsp;que está entrando \n em contato com passageiros e associações de consumidores para \n "reembolsar a passagem e as demais despesas materiais".O presidente e executivo-chefe da Costa Cruzeiros, Pier Luigi \n Foschi, enviou uma carta a todos os passageiros para defender a atuação \n da companhia e de sua tripulação.\n Na nota da empresa italiana é informado que está contatando todos os \n passageiros para se certificar de que conseguiram retornar a suas casas,\n saber de seu estado de saúde e confirmar que abonará o custo do bilhete\n de embarque e as outras despesas materiais que tiveram devido ao \n acidente.\n Além disso, a Costa Cruzeiros expressa seu pêsames pelas vítimas e \n sua solidariedade aos familiares dos até agora 11 mortos e acrescenta \n que "reafirmará seu empenho e dedicação constante à segurança e à \n relação com seus passageiros, que representam seu patrimônio mais \n importante em seus mais de 60 anos de trabalho".\n "Aproximadamente 1,1 mil pessoas da Costa Cruzeiros no mundo todo \n estão trabalhando sem descanso desde a noite da sexta-feira na gestão \n deste terrível acidente, a fim de oferecer assistência aos passageiros e\n tripulantes para que possam se reunir com suas famílias em seus locais \n de residência" indica Foschi.\n Na carta, o presidente da companhia não cita em nenhum momento o \n capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, mas lembra que "houve \n atos de heroísmo por parte de membros da tripulação, que antepuseram a \n salvação dos demais à própria".\n Diante das críticas de alguns passageiros pela ausência de ajuda por \n parte da tripulação, Foschi indica que os funcionários "se comportaram \n de maneira admirável em uma situação de dificuldade extrema, \n conseguindo, nas terríveis condições em que se encontravam, evacuar mais\n de 4 mil pessoas no menor tempo possível".\n Foschi afirma ainda que todos os membros da tripulação realizam um \n treinamento específico para lidar com as emergências e para dar \n assistência aos hóspedes em caso de abandono do navio.\n Muitos dos passageiros do Costa Concordia denunciaram que não havia \n membros da tripulação indicando o que fazer ou descendo os botes de \n salvamento.\n "A preparação da tripulação da Costa Cruzeiros é examinada \n periodicamente pela Guarda Litorânea e por organismos independentes, \n respeitando os requisitos especificados no sistema SMS (Safety \n Management System - sistema de gestão de salvamento)", acrescenta \n Foschi.
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