G1/LD
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori deixou na noite desta quinta-feira (4) a clínica em Lima onde esteve internado durante 12 dias por problemas cardíacos, após o polêmico indulto concedido pelo atual mandatário, Pedro Pablo Kuczynski.
Fujimori, de 79 anos, saiu em cadeira de rodas às 21h40 local e foi saudado por um grupo de partidários reunidos diante da Clínica Centenário, segundo a France Presse.
O ex-presidente partiu em uma SUV preta acompanhado por seu filho mais novo, o deputado Kenki Fujimori, constatou a AFP.
Após receber alta médica, segundo a Efe, ele se reuniu ainda na madrugada com os seus quatro filhos em uma em La Molina, que contava com proteção policial, mas não pertence a nenhum familiar.
Fujimori, que sofreu uma hipotensão e uma arritmia e foi transferido da prisão para a clínica no dia 23 de dezembro, cumpria pena de 25 anos por corrupção e crimes contra a humanidade durante o seu governo.
Um dia após a internação, Kuczynski concedeu um polêmico indulto humanitário ao ex-presidente.
Segundo seus críticos, Kuczynski utilizou o indulto em troca do apoio da oposição ligada a Fujimori para escapar do impeachment por seu envolvimento no escândalo Odebrecht.
Na votação no Congresso, no dia 21 de dezembro, Kenji Fujimori e outros nove legisladores fujimoristas se abstiveram.