G1/LD
A tempestade tropical Michael no Golfo do México se transformou em furacão nesta segunda-feira (8) e ameaça a costa sudeste dos Estados Unidos, informou o serviço meteorológico americano.
Com ventos máximos de 120 km/h, Michael estava às 15h GMT (12h de Brasília) entre a península mexicana de Yucatán e a costa oeste de Cuba, e se deslocava lentamente em direção à costa norte da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.
De acordo com a escala Saffir-Simpson, a tempestade passa ser designada furacão de categoria 1 se alcançar 119 km/h ou mais, e um furacão de categoria 2 se atingir 154 km/h ou mais.
O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em mais de 20 condados das regiões de Panhandle e Big Bend, e deixou mais de 5 mil soldados da Guarda Nacional em alerta, segundo a Reuters.
"Nosso Estado entende o quão sério é o clima tropical e o quão devastador qualquer furacão ou tempestade tropical pode ser", disse Scott em comunicado.
Na noite de terça-feira (9), a previsão é de que Michael atinja a categoria 3, da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Ventos de cerca de 180km são esperados. Após passar pela Flórida, o furacão deve avançar para o nordeste dos Estados Unidos na noite de quarta-feira (10), segundo o NHC.
Cuba
A Defesa Civil de Cuba afirmou em um comunicado que o país já enfrenta chuvas associadas ao Michael. As autoridades esperam que ventos fortes atinjam a península de Guanahacabibes. "Em Pinar del Río e no município Ilha da Juventude a força da tempestade tropical será sentida", explicou.