VERSÃO DE IMPRESSÃO
Mundo
27/03/2020 13:49:00
Itália bate recorde diário com quase mil mortes pelo novo coronovírus

NM/PCS

O país está desde ontem a atravessar a fase mais crítica - de mitigação - e já há registro de 76 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 4.268 infectados, num aumento de 724 casos em 24 horas. Um total de 43 pessoas já recuperou, o mesmo número de ontem.

Ainda durante a noite de ontem, o primeiro-ministro, Antônio Costa, qualificou de "repugnante" e contrária ao espírito da União Europeia a declaração do ministro das Finanças holandês pedindo que Espanha seja investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia. Para Costa, a afirmação do ministro holandês "é uma absoluta inconsciência" e uma "mesquinhez recorrente".

Por outro lado, após a reunião do Conselho de Ministros, foram anunciadas mais medidas de apoio às famílias e empresas devido ao impacto do surto da Covid-19 no país, já promulgadas por Marcelo Rebelo de Sousa.

A nível global, o novo coronavírus já infectou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, e já morreram mais de 24 mil doentes. Os Estados Unidos tornaram-se o país com mais casos confirmados no mundo, depois de ultrapassarem a China e a Itália.