O Globo/LD
Um novo membro do governo britânico anunciou, neste sábado, sua demissão, para expressar oposição ao acordo sobre o Brexit obtido pela premier Theresa May com a União Europeia, a dez dias da votação no Parlamento britânico.
"Eu não posso continuar a apoiar o projeto do Brexit da primeira-ministra", escreveu o ministro Sam Gyimah, encarregado da pasta da Ciência, em um texto publicado este sábado no jornal "The Daily Telegraph".
Antes dele, quatro ministros de May já haviam renunciado pondo em xeque os planos da primeira-ministra.
Com o acordo de separação do Reino Unido do bloco europeu, fechado após 17 meses de duras negociações, "renunciamos à nossa voz, ao nosso voto e ao nosso direito de veto", disse o deputado conservador, que tinha defendido a manutenção do país na União Europeia no referendo de junho de 2016.
A decisão de Theresa May a abandonar a ideia de obter acesso ao Galileo — o sistema de geolocalização por satélite europeu — foi fundamental para que Gyimah decidisse renunciar a seu cargo, explica ele. O Reino Unido tem investido no Galileo e "não recuperaremos esse dinheiro", lamentou Gyimah, em declaração à BBC.
Por decisão de May, o Reino Unido irá desenvolver o seu próprio sistema de navegação por satélite.
Esta nova renúncia de um ministro mostra mais uma vez a vulnerabilidade de Theresa May. O acordo de separação entre Grã-Bretanha e União Europeia será votado em 11 de dezembro. No entanto, muitos dos deputados estão céticos, o que abre chances significativas de que o acordo seja rejeitado.