O Globo/LD
A Nasa divulgou uma “selfie“ feita pelo robô Curiosity em Marte. A imagem foi clicada em Buckskin, a sétima rocha alcançada durante a missão que tem como objetivo colher amostras para análise da superfície do Planeta Vermelho. A fotografia se difere de imagens divulgadas anteriormente por ter sido feita a partir de um ângulo inferior.
O registro foi feito com ajuda de um braço mecânico do Curiosity equipado com uma câmera na sua extremidade. O robô consegue mover o mecanismo da mesma forma que qualquer pessoa usaria seu braço para fazer uma selfie. A câmera é chamada de Mali, normalmente usada para estudar grãos minerais em rochas.
Mas a estrutura também foi pensada para enviar à Terra imagens do próprio robô. As fotos são feitas em sequência e, depois, unidas para compor o panorama final. Por isso, não é possível ver o braço mecânico nas imagens, embora a sua sombra apareça sobre o chão.
Há duas manchas cinzentas diante do robô. A forma triangular é onde foi feita a perfuração do solo marciano. Já a que está mais próxima ao veículo é a reserva do pó da rocha que deverá ser armazenada e enviada para análise na Terra.