MMN/PCS
Na próxima quarta-feira (30) o céu estará mais iluminado que o normal em Mato Grosso do Sul, possível pelo fenômeno da "Superlua Azul", a maior lua prevista para o ano.
Os apaixonados por astronomia poderão observar o fenômeno a partir das 21h35, horário de MS. Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os termos "lua azul" e “superlua” não são definições científicas, já que foram criadas pelo astrólogo Richard Nolle em 1979.
“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, destacou Josina.
A astrônoma explica que todas as luas cheias nascem no horizonte (a leste), quando o sol se põe (a oeste), e se põem (a oeste) quando o Sol nasce (a leste), portanto é possível ver a Lua durante toda a noite.
A próxima vez que a lua cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 25 de novembro de 2034.
Por que mais próxima?
Como o termo não é originalmente científico, instituições astronômicas podem divergir sobre a distância da Lua em relação à Terra que caracteriza a Superlua.
Entretanto, a lua estará na fase Perigeu permite que a vista seja 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.
Se o tempo não estiver nublado, os moradores podem admirar a lua a olho nu, sem equipamentos de aproximação.