CE/PCS
Criada em dezembro de 2021, o projeto "CNH Social" é alvo de golpes antes mesmo da própria lei ser instituída, já que em 2019 o Detran de Mato Grosso do Sul avisava a população sobre um site que oferecia descontos e até mesmo a própria carteira de forma gratuita. Agora, outro site fake já disponibiliza a inscrição, sendo que o programa para esse ano ainda nem foi lançado.
Antes, a ideia por trás do crime era ter acesso a informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Dessa vez, o golpe trata-se de um formulário onde é preciso preencher estado, cidade, nome e idade e depois enviar para seus contatos.
Conforme o Detran MS, quem acessa o link pelo computador encontra apenas uma página em branco, já quem entra no endereço eletrônico pelo celular encontra até mesmo "assinatura" do Governo Federal, para validar a iniciativa.
Elijane Coelho é diretora de Educação para o Trânsito no Detran-MS e alerta que o Programa CNH MS Social ainda não foi lançado, dizendo que ainda está sendo finalizado e os últimos ajustes sendo feitos.
"Depois de mandar para várias pessoas vai pedir para baixar um arquivo, onde está o vírus. As pessoas precisam ficar atentas e checar todas as informações", explica ela, salientando que esse é um problema comum.
Como o próprio golpe de 2019 havia idealizado, após instituído, o CNH MS Social veio mesmo com a gratuidade no processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação às aulas práticas e teóricas, até o pagamento das taxas do Detran.
Todas as modalidades, seja na primeira aquisição das categorias A, B ou AB, até mesmo a adição das duas primeiras ou a mudança para as categorias C, D ou E são garantidas pelo CNH MS Social. Ficam impedidos de aderir o programa apenas quem cometeu crimes na condução de veículo com sentença penal condenatória transitada em julgada, ou aqueles que tiveram permissão para dirigir cassada.