VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
27/11/2012 09:00:00
Curso de Unidades Especializadas de Fronteira terá aula prática de Policiamento Embarcado
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vai dar continuidade ao Curso de Unidades Especializadas para Multiplicadores.

Noticias MS/HJ

\n \n O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vai dar\n continuidade ao Curso de Unidades Especializadas para Multiplicadores. A\n capacitação está na fase de aliar as aulas teóricas da sala de aula com aulas\n práticas em que os alunos dos 11 Estados fronteiriços possam aplicar os\n conhecimentos adquiridos na teoria.\n \n Durante as aulas da disciplina de Policiamento\n Embarcado os 28 multiplicadores do curso terão contato com conteúdos como:\n formas de policiamento embarcado, preparação de abordagem a embarcação,\n acompanhamento tático, regras nacionais e internacionais de navegação, entre\n outros.
“O policial vai adquirir conhecimento sobre a forma correta do\n policiamento de embarcação já que estamos próximos ao rio Paraguai e Paraná,\n serão capacitados ainda para saber a forma e a preparação da abordagem de uma\n embarcação”, detalhou o capitão José Roberto de Souza, coordenador e instrutor\n do Curso de Unidades Especializadas do DOF. \n \n As aulas de Policiamento Embarcado acontecem nesta\n quarta-feira (28) no Lago Municipal de Dourados, mais conhecido como Lago da\n Pesca, que fica no Parque Antenor Martins. \n \n Os alunos terão ainda noções geográficas para\n distinção de limites entre os paísesnbsp;Brasil, Bolívia e Paraguai, regras de\n utilização de embarcações e reforçarão as técnicas de sobrevivências já\n abordadas nas disciplinas de Princípios de Sobrevivência, que ensina como se\n manter vivo utilizando os recursos do ambiente;
Atendimento Pré-Hospitalar, que\n trouxe técnicas de socorro policial e procedimentos básicos em locais em que\n não existe socorro médico e Natação Utilitária na qual o policial que está na\n água, mesmo fardado e com equipamentos, aprende como chegar a local seguro para\n manter-se vivo. \n \n Curso\n \n O Curso de Unidades Especializadas de Fronteira teve\n início no último dia 19 de novembro e durante três semanas Policiais Militares\n e Civis, Bombeiros Militares, Peritos Criminais, Policiais Federais e\n Rodoviários Federais têm a oportunidade de ter conhecimento sobre as principais\n características da região de fronteira e como atuar junto aos órgãos de\n segurança pública dos Estados. \n \n Na avaliação do comandante do DOF, coronel Edilson\n Osnei Nazareth Duarte, a primeira semana de aulas apresentou resultados\n satisfatórios e os alunos têm mostrado total interesse pelas matérias\n ministradas. “Os instrutores foram selecionados entre os melhores e mais\n capacitados das unidades da Federação, bem como de Mato Grosso do Sul.
São\n pessoas que têm contribuído e apoiado na realização das ações do Departamento\n em todas as ocasiões que propomos capacitação de pessoal e treinamento de\n policiais. Este curso, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo DOF do\n Estado, confirma o status de referência nacional do Departamento no\n policiamento integrado, principalmente na faixa de fronteira”, conclui o\n coronel Duarte. \n \n O Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras –\n Nível Multiplicador vai até o dia 7 de dezembro e é realizado pelo Departamento\n de Operação de Fronteira (DOF) através do Programa de Estratégia Nacional de\n Segurança Pública na Fronteira (Enafron). \n \n \n \n \n