CGNEWS/LD
Com o agravamento da disseminação da covid-19, a Polícia Civil em MS irá adotar, novamente, a adequação do horário de expediente nas delegacias, com revezamento de turno e teletrabalho. Na prática, algumas poderão funcionar em dias alternados ou meio período, como alternativa para evitar circulação e aglomeração de pessoas.
A portaria com as alterações foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado. Desde o ano passado, a DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil) havia adotado medida de biossegurança. Em 2020, uma delas, foi o revezamento de turnos e teletrabalho, mas a atividade voltou a ser totalmente presencial no fim do ano, quando os índices da covid-19 haviam entrado em patamar de decréscimo.
Porém, agora, a portaria considera o aumento do número de internações e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI, que rotineiramente ultrapassa os 100%.
Conforme a portaria, fica determinada a adequação do horário de expediente da PC para regime excepcional de revezamento de turnos e teletrabalho, desde que atribuições possam ser feitas remotamente. A definição depende do titular de cada delegacia, não sendo linear, conforme necessidade e realidade de cada local.
Outras medidas de biossegurança já previstas, como distanciamento, uso de máscara e afastamento de servidor com sintomas foram mantidas nesta nova publicação.