Luma Danielle Centurion
A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou o dono de uma chácara por degradação ambiental, durante fiscalização da operação Padroeira do Brasil, na zona rural de Costa Rica, por volta das 9 horas dessa terça-feira (11).
Na chácara, localizada às margens do rio Sucuriú, as matas ciliares não eram cercadas e o gado tinha acesso ao rio para dessedentação, sendo que o pisoteio causou degradação da área de preservação permanente da vegetação de matas ciliares do rio.
Os policiais também verificaram que os caminhos feitos pelo gado nas proximidades do rio estavam se transformando em processos iniciais de erosões (ravinas).
As atividades foram paralisadas e o proprietário rural, residente em Costa Rica, foi autuado administrativamente por danificar área considerada de preservação permanente (mata ciliar) e foi multado em R$ 5 mil.
Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos. O gado foi apreendido e ficou sob fiel depositário ao infrator, o qual também foi notificado a removê-lo do local e a cercar as áreas protegidas.
O proprietário rural também foi notificado a confeccionar um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.