Luma Danielle Centurion
Um jovem, de 23 anos, foi preso por tráfico de drogas na tarde desta quarta-feira (30), durante uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de Figueirão.
A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio a Polícia Civil, que realizaria o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no trabalho e na casa do jovem, pelo envolvimento com o tráfico de drogas.
Como os policiais sabiam que o autor chegaria da entrega de leite, foi realizado monitoramento do local. O autor chegou conduzindo o caminhão e estacionou em frente a sua residência, momento em que as equipes se deslocaram e deram início ao cumprimento do mandado.
A primeira equipe adentrou o estabelecimento comercial, o local foi vistoriado sem qualquer resistência por parte do proprietário e nada de ilícito foi encontrado, já no outro endereço do cumprimento do mandado, os militares e policiais civis não tiveram sua entrada permitida pelo autor.
Ao visualizar os profissionais de segurança pública, o jovem empreendeu em fuga dentro do imóvel, se dirigindo até a janela do quarto de seus pais, com acesso a um corredor lateral e a um muro.
Diante dos fatos, foi necessário a entrada forçada no imóvel pelos fundos do imóvel e pela janela, ato que causaram danos materiais, cabe ressaltar que, mesmo já dentro do imóvel, o jovem não obedeceu as ordens de abordagem.
Mesmo após os agentes se identificarem e informarem o motivo da entrada, sendo necessário o uso diferenciado da força para conter o indivíduo que estava bem agitado, provavelmente pelo consumo de entorpecentes.
Foi necessária imobilização e contenção para que o mesmo fosse algemado pela preservação da integridade física de todos os policiais, pois na casa havia várias facas e outros objetos cortantes.
Mesmo com todos os procedimentos o autor continuava a se debater no chão e não acatando as ordens, se auto lesionando, por estar muito agressivo. Após tal conduta os agentes começaram a realizar a busca no imóvel, sendo identificado um Iphone pertencente ao autor, três cartões bancários em seu nome, quatro celulares sem procedência comprovada, uma carteira com documento bancários e a quantidade de 40g de substância análoga a maconha dividida em seis paradinhas prontas para venda.
Além disso, foi confirmado que o autor estava dirigindo sob a influência de entorpecentes. Ele relatou que havia acabado de "fumar maconha" e ainda, havia odor no caminhão e seus olhos estavam vermelhos.
Foi confeccionado o termo de constatação de capacidade psicomotora alterada, sendo que os militares observaram que ele havia acabado de estacionar o caminhão, configurando o crime do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Ele também não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Foram feitos os procedimentos pertinentes de trânsito e o recolhimento do veículo, uma vez que não havia condutor habilitado no local. Por fim, o jovem foi levado ao Hospital da cidade para realização do exame de corpo delito e ao final da confecção do boletim de ocorrência entregue sob a responsabilidade da Polícia Civil.