Midiamax/LD
A ofensiva contra as lavouras de produção de maconha na fronteira do Departamento de Amambay, no Paraguai, com o Mato Grosso do Sul, foi retomada nesta quarta-feira (14) pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). Em apenas um dia, já foram erradicados 24 hectares a droga.
A fiscalização que faz parte da Operação Omega IX começou na área de Cerro Guazú e pretende se espalhar pelas áreas afetadas para evitar a reativação dos lotes já intervencionados. No primeiro dia, as forças policiais conseguiram destruir o equivalente a cerca de 72 toneladas da droga.
Os números relativos à produção destruída serão atualizados para oferecer uma estimativa mais precisa dos resultados alcançados. Neste primeiro dia, os danos causados ultrapassam os 2 milhões de dólares.
As incursões nas fazendas localizadas na fronteira com o Mato Grosso do Sul, estão sendo desenvolvidas pela Senad e a FTC (Força Tarefa Conjunta). Além do mapeamento de lavouras de maconha, a operação visa o desmantelamento de laboratório de processamento da droga.