CGN/LD
O dono de uma loja de automóveis em Pedro Juan Caballero, que faz divisa com Ponta Porã, distante 313 quilômetros de Campo Grande, arrematou em um leilão uma camionete roubada e foi obrigado a devolver R$ 93.723 para cliente que comprou o veículo em sua garagem. O carro foi levado por bandidos na cidade de Maringá, no Paraná.
De acordo com informações do site Última Hora, o leilão foi realizado pela Senabico (Secretária Nacional de Administração de Bens Apreendidos e Comissionários) do Paraguai. O órgão adquiriu a camionete Toyota Hilux que foi roubada em Maringá (PR), por bandidos armados. Um fazendeiro foi a vítima do assalto e é o proprietário do carro.
O comerciante arrematou a camionete no leilão e posteriormente colocou o veículo à venda, na garagem em que é dono. Um cliente comprou o carro no valor de R$ 93.723. O homem informou que o rapaz saiu em viagem, foi parado pela polícia e informado que o automóvel era roubado.
O empresário informou que vai procurar a Senabico para relatar o problema e vai denunciar o ocorrido ao Ministério Público. “Tive que devolver integralmente o valor, tive que contratar um advogado brasileiro para ver a situação do veículo. Eu me pergunto ‘quantos veículos estão na mesma situação?’”, disse o comerciante em entrevista ao site Última Hora.
Em 2015, camionete havia sido apreendida após procedimento policial. Em 2021, foi proferida a sentença de confisco e o tribunal emitiu despacho para que o veículo fosse registrado a favor da Senabico. Após todo o procedimento, o órgão realizou o leilão.
A reportagem entrou em contato com a Senabico questionando sobre o fato e aguarda posicionamento do órgão.