Midiamax/AB
Em 2014 as forças policiais do Mato Grosso do Sul já apreenderam aproximadamente 200 toneladas de drogas. O número classifica o Estado como o principal responsável pelas apreensões do país, correspondendo a 80% de todo entorpecente tirado de circulação no Brasil.
De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), as apreensões de drogas no Estado mais que dobraram nos últimos anos. Entre o período 2002 e 2006, foram tiradas de circulação pouco mais de 88,7 toneladas, a partir de 2007 o número de apreensões foi aumentando gradativamente, até chegar a 136 toneladas só em 2013.
De 2007 a 2014 os valores de drogas retiradas de circulação ultrapassam 550 toneladas, destes quase 200 toneladas foram recolhidas este ano.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, os bons resultados se atribuem ao desempenho da segurança pública do Estado e ao trabalho das polícias, principalmente as especializadas, Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), a PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual) e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), responsáveis pelo grosso das apreensões.