CGN/LD
Até as 11h30, a Operação Bellatrix, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (2), havia prendido 28 agressores de mulheres em Mato Grosso do Sul. Foram cumpridos 15 mandados de prisão em Campo Grande e 13 no interior. No total, são 50 mandados de prisões para serem cumpridos.
Conforme a delegada Elaine Benincasa, da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), cerca de 20 policiais participaram da operação na Capital. Os mandados são por crimes de lesão corporal, vias de fato e descumprimento de medida protetiva. “Contamos também com o apoio de todas as delegacias do interior”, disse.
Também houve prisão em Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Ponta Porã, Bataguassu, Coxim, Paranaíba, Fátima do Sul, Nova Andradina e Naviraí.
A delegada ressaltou ainda que referente aos crimes de feminicídio e tentativa de feminicídio, a Deam tem 100% de resolução. "Tanto em casos ocorridos neste ano quanto em 2022. Essa operação é dedicada ao Agosto Lilás [mês de conscientização no combate à violência contra a mulher], mas a delegacia segue cumprindo mandados de prisão durante o ano todo”, afirmou.
Bellatrix é a terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion e a 27ª mais brilhante do céu noturno. O nome vem do latim e significa guerreira. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 16 casos de feminicídio, cinco deles ocorreram em Campo Grande.