CGNews/LD
Um grupo criminoso que promovia a entrada de migrantes ilegalmente em território nacional na fronteira com a Bolívia, pela cidade de Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, está na mira da Operação Náuatle, deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta segunda-feira (1º).
Os policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. As investigações que resultaram na ação de hoje, começaram há seis meses, após a Polícia Federal identificar um aumento expressivo do fluxo migratório irregular nas regiões.
A ação dos criminosos era feita através de coiotes, que traziam essas pessoas para o Brasil após pagamento em dinheiro, burlando a fiscalização sem autorização para entrada ou permanência no país.
Depois, os migrantes eram embarcados em ônibus clandestinos e conduzidos até São Paulo. Lá, eles eram empregados na área de indústria têxtil, e também, recrutados pelo narcotráfico para servirem como “mulas”, no transporte de drogas.
Conforme a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, organização criminosa e lavagem de dinheiro.