G1MS/LD
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (9), operação contra organização criminosa que enviava cocaína de Mato Grosso do Sul para outros cinco estados brasileiros. A droga saia de Ponta Porã e Campo Grande rumo aos outros estados, de acordo com as investigações.
Segundo levantamento da PF, a organização era ligada ao tráfico internacional de drogas oriundas do Paraguai.
Dois mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão e sequestro de bens e valores foram cumpridos na capital e na cidade que fica na fronteira. Os mandados foramexpedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra/PR.
As investigações da PF começaram, em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo criminoso foram flagradas e presas por transportar aproximadamente 30 kg de pasta-base de cocaína, oculta no tanque de combustível, oriunda do Paraguai.
Ao longo da apuração, a PF identificou que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores. O grupo distribuía entorpecentes em diversos estados da federação, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro. "As investigações continuam até que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados", frisou nota enviada pela PF.