VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
22/08/2016 10:18:00
Pichador deixa rastro de vandalismo em casas, igreja e unidade de saúde em Coxim

A Unidade Básica de Saúde do Senhor Divino recentemente construída foi alvo da ação (Foto: EMS)

A ação de um pichador deixou um rastro de vandalismo neste final de semana em pelo menos três casas, uma unidade de saúde e até em uma igreja da avenida Afonso Costa Campos no bairro Senhor Divino, em Coxim.

Foto: EMS
Foto: EMS

O programador de informática E.O.S, de 35 anos, contou que percebeu a pichação no muro de sua residência na manhã do sábado (20) e acredita que a ação do tenha sido cometida durante a madrugada.

Em outra residência, há poucos metros do local, o vândalo citou o pintor espanhol Pablo Ruiz Picasso e escreveu “se Picasso pichasse seria arte”. Em um muro ele teria tentado defender a legalização Cannabis Sativa, planta de onde é produzida a maconha.

A Unidade Básica de Saúde do Senhor Divino, recentemente construída, que ainda não foi inaugurada e até a Igreja Assembleia de Deus também foram alvos da ação do pichador.

Foto: EMS
Foto: EMS

No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, previsto no artigo 65 da Lei no 9.605. A pena pode variar de 3 meses a 1 ano, além de multa para quem pichar alguma edificação ou monumento urbano. Se o ato for realizado em monumento ou edifício tombado, o período de detenção aumenta.

A lei 12.408/2011 proíbe a comercialização de tintas em embalagens do tipo aerossol a menores de 18 anos em todo território nacional.

Conforme a Delegada Silvia Elaine Girardi dos Santos é importante que as vítimas deste tipo de crime procurem a polícia para registrar boletim de ocorrência. A Polícia Civil pede que se alguém tiver imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na identificação do autor, ou autores, que leve até a Delegacia.

Até a Igreja Assembleia de Deus foi pichada pelo vândalo (Foto: EMS)