MMN/PCS
Foi preso nesta quinta-feira (14), em Campo Grande, piloto de avião que fez pouso forçado com 500 quilos de cocaína em plantação de soja no interior de São Paulo no dia 18 de janeiro deste ano.
O piloto, que não teve o nome divulgado, e um comparsa, conseguiram pousar em meio a uma plantação de soja na área rural de Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A carga estava avaliada em R$ 15 milhões.
O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal. De acordo com a Polícia Federal, provavelmente o piloto presta serviço a para quadrilhas envolvidas com o tráfico internacional de cocaína.
Na época, o avião foi detectado pelo Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle Aéreo) após cruzar a fronteira do Paraguai com o Brasil, em Mato Grosso do Sul. A FAB (Força Aérea Brasileira), com dois caças A-29 Super Tucanos acompanharam a aeronave que não possuía plano de voo. Foi então dada ordem de pouso ao piloto em aeroporto ou aeródromo.
O piloto com avião abarrotado de cocaína então fez pouso forçado em uma plantação de soja, no distrito de Santa Cruz do Rio Pardo, interior paulista. Testemunhas disseram que viram duas pessoas fugindo do avião. A droga totalizou 528 quilos.