VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
06/12/2013 10:55:08
PMA e Florestinha realizam Educação Ambiental para 17,6 mil alunos em 2013
Os trabalhos de Educação têm sido prioritários para a Polícia Militar Ambiental. O Núcleo de Educação Ambiental atendeu, desde que passou a atuar diretamente em escolas entre 1999 a 2012 mais de 220 alunos.

Luma Danielle Centurion

Foto: Divulgação PMA
Os trabalhos de Educação têm sido prioritários para a Polícia Militar Ambiental. O Núcleo de Educação\n Ambiental atendeu, desde que passou a atuar diretamente em escolas entre 1999 a\n 2012 mais de 220 alunos. Atualmente, além da Capital, atende a uma cidade do\n interior ao mês, durante o ano letivo.
\n
\n Todas as 25 Subunidades da PMA no Estado desenvolvem sua missão voltada à Educação\n Ambiental. Algumas somente com palestras e outras com melhor estrutura, a\n exemplo, a unidade de Dourados com o “LABIRINTO AMBIENTAL” labirinto em que as crianças visitam e deparam\n com os ambientes montados com os problemas ambientais atuais e, Corumbá, com o\n teatro de fantoches e a Sala de Aula Flutuante com palestras.
\n
\n Na capital, além do Núcleo de Educação Ambiental NEAM, os trabalhos são desenvolvidos também pelo Projeto Florestinha,\n no Centro de Educação Ambiental Florestinha #150; CEA/FLORESTINHA, que também atende a alunos da Capital e Interior.
\n
\n As atividades de Educação Ambiental, tanto as executadas pelo NEAM, como pelo\n Florestinha, são desenvolvidas em forma de oficinas temáticas, pelas próprias\n crianças do Projeto Florestinha e policiais. São elas:
\n
\n 1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação,\n problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc.
\n
\n 2. Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética,\n impactos ambientais e fontes renováveis.
\n
\n 3.nbsp;Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos\n resíduos sólidos.
\n
\n 4. nbsp;Visitação ao museu de animais e\n peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais\n silvestres, tráfico etc.
\n
\n 5. Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas à temática\n das águas no planeta.
\n
\n 6.nbsp;Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões\n ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos\n sólidos.
\n
\n Este ano, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha atenderam 11.917 alunos\n de escolas públicas e privadas da Capital e Interior, como os municípios de\n Paraíso das Águas, Dois Irmãos do Buriti, Nova Andradina e Naviraí. Só na\n Capital foram 20 escolas atendidas. Além disso, apresentaram o teatro de\n fantoches em eventos na Capital para aproximadamente 4.370 pessoas.
\n
\n O Núcleo de Educação Ambiental NEAM\n atendeu 5.706 alunos de escolas da Capital e interior. Hoje está recebendo 40\n alunos de escolas e Jardim (MS). nbsp;
\n
\n A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores\n na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe\n que a prevenção por meio da Educação Ambiental é o caminho para a proteção dos\n recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais\n fluente e rápida, pois se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e\n adolescentes. O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e\n adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Política\n Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os\n cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes\n recursos para a vida no planeta.
\n
\n Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão.\n A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho\n a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual\n e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.