Luma Danielle Centurion
A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Coxim resgatou na última segunda-feira (06), uma ave silvestre da espécie garça-branca-grande (Ardea alba) presa em um anzol de galho.
Os militares realizavam a operação Hot Point, de proteção aos recursos pesqueiros. Durante fiscalização no rio Taquari, em uma região conhecida como Barranco Vermelho, a 15 km da cidade, quando a equipe percebeu o animal enroscado ao anzol.
Felizmente, quando a garça foi comer a isca do anzol de galho (petrecho proibido para a pesca) enroscou apenas uma das patas e o tronco na linha e o anzol não a atingiu. Além disso, fazia pouco tempo que havia acontecido o fato quando os Policiais chegaram, pois se houvesse um tempo maior o animal não conseguiria resistir ao cansaço, pois a linha não chegava até a á área de terra. Os Policiais desenroscaram a linha do bicho e a levaram até à margem do rio. Como não havia ferimentos, a garça foi solta.
OUTRO CASO
Na última domingo (05), Policiais Militares Ambientais de Naviraí, que trabalham na operação Hot Point, também resgaram uma ave silvestre da espécie garça-real-europeia (Ardea cinerea) presa em um anzol de galho no rio Amambai no município, a 50 km da cidade.
A equipe calculou que a ave deveria estar presa há cerca de três a quatro dias, pois, tanto a língua como o bico já estavam em estado de putrefação e o animal estava extremamente debilitado.
O estado era gravíssimo e os Policiais encaminharam a garça urgentemente para à fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, a qual possui estrutura adequada para recebimento e atendimento médico veterinário de animais silvestres.