VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
05/10/2013 11:00:12
Polícia investiga pichações com símbolos nazistas em São Paulo
Em Botucatu existe um banco de dados da polícia com diversas pichações encontradas no município. Mesmo sem denúncias, quando reproduzidas mais de uma vez, as imagens passam a ser investigadas.

G1/AB

A\n Polícia Civil de Botucatu investiga pichações com símbolos nazistas \n encontradas em vários locais da cidade. De acordo com informações do \n delegado do 2º Distrito Policial e responsável pelas investigações, \n Marcos Morés, as inscrições destacam símbolos utilizados na 2ª Guerra \n Mundial, como a suástica, círculo com a letra A no meio e números que \n fazem apologia ao nazismo.\n As pichações também foram encontradas em pelo menos \n 10 lugares, como um ponto de ônibus localizado na Avenida Rafael \n Laurindo, e até em duas escolas, uma municipal e uma estadual, \n localizadas na Vila dos Lavradores e na Avenida Vital Brasil.\n Algumas imagens já foram apagadas. Segundo Marcos, \n apesar da suástica ser um símbolo místico encontrado em muitas culturas \n como a asteca e budista, quando colocada ao lado de figuras como, por \n exemplo, o círculo, que simbolizava a soberania branca alemã na guerra, \n são claramente associadas ao nazismo.\n Entre os símbolos encontrados nas pichações está o \n número 14, referente se ao slogan de 14 palavras: "We must secure the \n existence of our people and a future for White Children" ("Devemos \n assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as Crianças \n Brancas", em tradução livre).\n O número também pode se referir a outro slogan de 14 \n palavras: "Because the beauty of the White Aryan women must not perish \n from the earth" ("Porque a beleza das mulheres Brancas Arianas não deve \n desaparecer da Terra", em tradução livre). Ambos foram criados por David\n Lane, membro da organização branco-separatista The Order. O primeiro \n slogan foi inspirado em um trecho de 88 palavras do livro Mein Kampf, de\n Adolf Hitler.\n Já o número 88 representa a letra H, oitava do \n alfabeto. “Quando a oitava letra do alfabeto é mencionada em duplicidade\n significa a saudação alemã utilizada na 2ª GM ‘Heil Hitler’”, explica o\n delegado.
Além disso, segundo Marcos, as pichações ainda contavam \n com expressões contra homossexuais e menções ao grupo Skinhead. “Pelas \n imagens que encontramos, nossa suspeita é que um grupo de skinheads \n esteja sendo formado na cidade. Já temos alguns suspeitos em \n averiguação, mas ninguém autuado até o momento".\n Cadastro\n Em Botucatu existe um banco de dados da polícia com \n diversas pichações encontradas no município. Mesmo sem denúncias, quando\n reproduzidas mais de uma vez, as imagens passam a ser investigadas.\n No Brasil, fazer apologia do nazismo ou o uso da \n suástica para fins nazistas é crime, de acordo com a lei n.º 7.716/89 \n (com alterações da lei n.º 9.459/95), em seu artigo 20: § 1.º – \n Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, \n ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou \n gamada, para fins de divulgação do nazismo a pena é multa e dois a cinco\n anos de prisão.\t \t \t \t